PERGUNTA
Boa tarde, tenho uma questão acerca onicomicoses, que pelo descrito parece ser o tenho na unha do pé há cerca de 2 ou 3 semanas. A minha questão é, estando eu grávida suponho que não possa fazer tratamento. será que o fungo pode piorar pora falta de tratamento e/ou alastrar para outras unhas? E será que há algum tratamento alternativo que possa aplicar?
Agradeço a sua ajuda!
Sandra Santos
Ericeira
RESPOSTA
Cara Sandra,
O tratamento das onicomicoses, passa pela aplicação de um medicamento antifúngico ou antimicótico e também pela limpeza das unhas em consultório de Podologia.
O procedimento clínico de limpeza é tão importante quanto a aplicação do medicamento, uma vez que retira grande parte da unha afetada, facilitando o seu crescimento saudável mais rapidamente. É um procedimento semelhante a retirar uma cárie de um dente, só após a limpeza do dente é possível tratá-lo convenientemente.
Este procedimento clínico de limpeza pode e deve ser feito em grávidas não tem qualquer problema ou risco para a saúde da mãe ou do bebé. E impede que a micose continue a alastrar e a desenvolver-se.
Quanto ao tratamento medicamentoso, os antifúngicos que contêm químicos na sua composição não podem ser utilizados durante a gravidez e o período de amamentação. Contudo hoje em dia já existem produtos completamente naturais provenientes de plantas que também são eficazes no combate aos fungos e podem ser utilizados de forma segura pelas grávidas.
Pelo que pode perceber esperar para tratar a sua onicomicose é um erro, pois vai permitir que o fungo alastre e contamine cada vez mais as suas unhas.