PERGUNTA
Maria João Silva | Valbom – Gondomar
Já há muito que não uso calçado sintético, pois transpiro excessivamente dos pés. Mesmo que use sandálias/chinelos em pele natural continuo a transpirar imenso.
Já usei sei lá quantas marcas de produtos anti-transpirantes, pós desodorizantes, cremes hidratantes, produtos esfoliantes, pó de talco, etc… e nada resulta. Não sei o que é sentir os pés confortáveis e secos!
O pior é que se aproxima o Inverno e terei que usar sapatos fechados e, nesta altura, ainda terei que ter cuidados mais do que redobrados, pois, às vezes, fico com mau cheiro!!!
No Inverno, deixei de usar “collants” e passei a usar meias de algodão, mas chego a ficar com os pés frios, pois as meias ficam completamente molhadas de suor.
Agradecia a vossa ajuda e conselhos!
RESPOSTA
Cara Maria João,
A hiperhidrose (excesso de transpiração), na maioria das vezes, resulta de uma alteração do sistema nervoso simpático. A este nível pode e deve consultar um neurologista para uma solução definitiva que pode passar por uma pequena cirurgia.
Contudo existem tratamentos tópicos que podem atenuar muito a hiperhidrose e a bromohidrose (mau cheiro).
O uso de compostos manipulados recomendados pelo seu podologista ajudam a diminuir de forma significativa a transpiração e evitam os maus odores. Estes compostos são, normalmente ajustados ao tipo de pele e podem estar associados a antifungicos, uma vez que a bromohidrose está muitas vezes relacionada com a presença de fungos na pele.