Até aos 4 anos é normal que exista um aplanamento do pé.
Quanto ao calçado, não é necessário calçar a criança com um sapato específico, até aos 2-3 meses de idade.
A partir daqui podem-se começar a calçar uma meia ou sapatinho de “tecido” conforme a estação do ano.
Há crianças de muito tenra idade que já usam sapato com sola dura e determinados contrafortes e cunhas que podem prejudicar o desenvolvimento musculo-esquelético normal da criança no momento em que começam a caminhar.
Assim sendo, só devemos calçar a criança quando esta começa a caminhar e devemos escolher calçado que respeite o pé da criança dando-lhe mobilidade suficiente.
As características essenciais para o primeiro calçado da criança são:
Na parte superior não deverá ter ponta dura, contraforte ou qualquer tipo de reforço.
Deverá ser feito de materiais moles e suaves (como peles e tecidos).
A sola não deve ser dura, permitindo a mobilidade do pé. De preferência, tecido na fase inicial e elastómero (borracha) numa segunda fase.
Na fase de início do caminhar, o contraforte do calcanhar não deve ser demasiado rígido. A partir dos 2/3 anos de idade, quando a criança adquire uma marcha mais estável, o contraforte do calcanhar deve ser um pouco mais rígido para que não haja instabilidade no pé.
Cunhas e contrafortes adicionais estão contra-indicados salvo se por indicação médica ou do seu podologista.
Cuidados a ter em conta na hora de comprar o calçado infantil:
Compre o tamanho adequado ao pé e comprove experimentando os dois sapatos.
Não deixe de comprar o tamanho correcto por parecer maior do que esperava, pois o comprimento é uma das exigências mais importantes para o conforto e para dar estabilidade e segurança ao pé.
O comprimento ideal prevê o espaço para o crescimento e o movimento dos dedos. Evite meias justas, pois estas não ajudam a circulação que os pés precisam.
Alterne o calçado diariamente, para que este seque e areje, eliminando a humidade e o suor.
Tenha também o cuidado de secar bem os pés do seu filho e os espaços entre os dedos para que não haja excesso de humidade no calçado.