PERGUNTA
Lena Dias | Lisboa
Aproveito esta oportunidade para colocar a seguinte questão: Ultimamente comecei a sentir uma dor muito fina nos dois dedos do pé direito, que estão a seguir ao dedo mindinho, dor essa que se espalha quase até ao tornozelo, e fica insuportável, impossibilitando-me de andar, tenho que me sentar e aliviar o pé do chão e só passado uns 10 m é que posso andar mais um pouco.
Fiz recentemente alguns tac`s a toda a coluna, e acusa muitos problemas, mas o meu médico ortopedista, não me dá uma explicação para este problema do pé que é o que mais me atormenta.
Fiz recentemente fisioterapia, e aos pés ligavam-me um aparelho que dava pequenos choques. Mas tudo voltou ao mesmo, e não senti melhoras.
Tenho o pé chato, e não corrigi, uso ultimamente sapatos ortopédicos, mas nada resolve.
O que poderá originar esta dor? Será problema da coluna?
Sei que em França todos os problemas com os pés são encaminhados para esta especialidade, mas pensei que não existia no nosso país.
Agradeço a V/ atenção para um possível esclarecimento, sobre este problema que tanto me impossibilita de fazer a minha vida normal. Talvez interesse a minha idade, tenho 59 anos.
Com os melhores cumprimentos.
RESPOSTA
Os sintomas que descreve são típicos de uma patologia denominada “Neuroma de Morton”.
Trata-se de uma compressão da anastomose do nervo plantar interno e externo que se localiza no 3º espaço intermetatársico, compreendido entre a 3ª e 4ª cabeças metatársicas.
O Neuroma de Morton caracteriza-se pelo aparecimento brusco de uma dor viva, tipo sensação de queimadura ou descarga elétrica que ascende à perna, a intensidade desta dor impede o caminhar e em alguns casos origina crises noturnas.
O desejo de tirar o sapato e massajar o pé é um clássico indício de neuroma.
Existem alterações estruturais como é o caso do Pé Plano, vulgarmente denominado de “Pé Chato” que são a causa desta patologia.
É essencial uma avaliação clínica para confirmação do diagnóstico e realização do tratamento adequado, pelo que recomendo que procure um Podologista.
Neste momento o melhor caminho é realizar um exame físico e biomecânico do pé, afim de identificar a alteração estrutural que está na origem do “joanete” e das dores que sente.
Procure um podologista para que possa avaliar e tratar a alteração.