Pé Diabético / Diabetes

PERGUNTA

Sandra Oliveira | Lagos

Que tipo de palmilhas são usadas para ajudar na cicatrização de uma úlcera diabética crónica com evolução de 14 meses presente no 1º dedo do pé.

 

RESPOSTA

Os suportes plantares confecionados em Podologia podem ser de quatro tipos básicos; corretivos, compensatórios, substitutivos e, ou paliativos, atendendo ao objectivo do tratamento e efeito terapêutico que se pretende.

A escolha dos materiais e a forma do suporte plantar é feita com base em diferentes parâmetros, tais como: a idade, o tipo e a localização da lesão cutânea apresentada, entre outros.

De todos os parâmetros a avaliar um dos mais importantes, se não o mais importante diz respeito à neutralização da alteração biomecânica adjacente. Deste modo é possível melhorar a função biomecânica do pé, permitindo uma distribuição uniforme das pressões que lhe chegam, evitando assim as zonas de excesso de pressão, que são os pontos capazes de provocar lesão.

Em suma o suporte plantar podológico indicado para cada alteração só é confecionado após uma avaliação biomecânica completa do paciente em estática e em dinâmica de forma a perceber qual o tratamento mais indicado para cada caso.