Joanetes/Hallux Abductus Valgus/Alterações biomecânicas
PERGUNTA
De: Ana Cristina Mota Dias
Tenho dores no pé direito na zona do joanete. Já se sente mesmo uma saliência. Gostaria de saber qual o melhor caminho.
Obrigado
PERGUNTA
O joanete, como vulgarmente é denominado, é na realidade um crescimento ósseo (exostose) que se vai formando como consequência de um desvio do 1º dedo (Hallux Abductus Valgus).
O tratamento desta patologia passa por uma avaliação biomecânica do pé para que seja possível identificar qual a alteração estrutural do pé que está a causar o desvio do 1º dedo e consequentemente o ‘joanete’.
Neste momento aconselho-a a consultar um podologista para realizar um exame físico e biomecânico do pé, afim de identificar a alteração estrutural que está na origem do ‘joanete’ e das dores que sente.
Joanetes
PERGUNTA
Ana Cristina Mota Dias | Oeiras
Tenho dores no pé direito na zona do joanete. Já se sente mesmo uma saliência. Gostaria de saber qual o melhor caminho.
Obrigado.
RESPOSTA
O joanete, como vulgarmente é denominado, é na realidade um crescimento ósseo (exostose) que se vai formando como consequência de um desvio do 1º dedo (Hallux abductus valgus).
O tratamento desta patologia passa por uma avaliação biomecânica do pé, para que seja possível identificar qual a alteração estrutural do pé que está a causar o desvio do 1º dedo e consequentemente o “joanete”. Estes tratamentos passam pelo uso de ortóteses digitais que impedem a progressão do desvio dos dedos, suportes plantares (“palmilhas”) personalizadas que neutralizam a alteração biomecânica que está na base etiológica da patologia, entre outros. São tratamentos indolores que têm como principal objectivo evitar a evolução da patologia, uma vez que actua na causa da mesma e dar mais conforto e neutralidade ao pé.É necessário ter em conta que os joanetes são consequência de uma alteração da estrutura do pé, logo a intervenção a nível local do joante pode não resolver o problema definitivamente, havendo uma grande probabilidade de recidivar e por vezes de forma mais grave .
Neste momento o melhor caminho é realizar um exame físico e biomecânico do pé, afim de identificar a alteração estrutural que está na origem do “joanete” e das dores que sente.
Procure um podologista para que possa avaliar e tratar a alteração.