Adapatação ao Tratamento Ortopodológico

PERGUNTA

Tenho uma dúvida em relação às palmilhas para o pé cavo.

Eu consultei um podologista porque tenho o pé cavo, e isso fazia-me dores nos pés e algum cansaço, assim como algumas dores nos joelhos, e foi-me feita a consulta e o molde dos pés para fazer então as palmilhas especificas para o meu problema, e a minha questão prende-se com o uso das mesmas, já que as tenho quase há um mês e desde que as uso tenho tido muitas dores nas costas, joelhos e inclusive no pescoço, zona na qual tenho tendência a acumular muita tensão. Estará relacionado com a habituação do corpo à nova “posição” e apoio, devido à compensação das palmilhas, uma vez que o pé é a base de todo o corpo e da coluna vertebral?
(…)

no meu ver seria até normal ter algumas dores devido ao corpo estar habituado a uma certa posição, anos a fio, e agora ao mudar a mesma posição e apoio do pé, o corpo se manifestar ate se habituar a ela, estrei certa?
O que é certo é que tenho tido muitas dores principalmente na zona dos rins, joelhos e ombros/pescoço e que começaram apos o começo da utilização das palmilhas.
Obrigado

Rita Morgado (28 anos)
Lisboa

RESPOSTA
Cara Rita,

Na realidade o uso de suportes plantares ou ortóteses plantares vulgarmente denominadas por palmilhas, pode levar a alterações na postura e na biomecânica do corpo Humano.

Habitualmente o centro de gravidade é alterado, bem como o centro de médias pressões da base de sustentação que são os pés.

Estas modificações associadas a um novo apoio e uma nova forma de distribuição das pressões plantares podem originar grandes alterações a nível osteo-articular e musco-ligamentar, o que faz com que biomecanicamente todo o membro inferior (pé-tornozelo-joelho e anca), bem como a coluna vertebral sofram alterações biomecânicas importantes.

É importante referir que estas alterações associadas ao uso dos suportes plantares ortopodológicos são benéficas e necessárias para a reeducação da postura e alinhamento do indíviduo.

O que habitualmente é feito e na minha consulta é obrigatório, ao mínimo sinal de desconforto ou dor aquando da habituação às ‘palmilhas’ é encaminhar o paciente para Reeducação Postural Global – RPG – na consulta de fisioterapia/osteopatia integrada na minha equipa de trabalho.

Esta terapia permite em pouco tempo reeducar o corpo humano para a nova postura sem que hajam alterações nefastas, nomeadamente desconforto ou dor.

O benefício e a maior rapidez nos resultados oferecidos pelo uso dos suportes plantares são óptimizados com esta técnica/terapia e o paciente rapidamente ultrapassa a fase de habituação e usufrui plenamente do benefício do uso do tratamento ortopodológico.

PERGUNTA
Boa tarde.

Muito obrigado pela sua resposta, fiquei muito mais esclarecida e tudo o que refere é realmente o que sinto, inclusive, ao nivel do pescoço e cabeça, chego a ter dores e sensação de tonturas, é algo que me está a afectar realmente todo o corpo e é muito incomodo e provoca mau estar.
Vou regularmente a uma osteopata, precisamente por este problema de acumulação de tensão na zona do pescoço, e, da proxima vez que lá for vou mencionar este assunto, pode ser que me possa então fazer algo que me permita melhorar e adaptar mais facilmente às palmilhas, uma vez que menciona o reencaminhamento para a área de fisioterapia/osteopatia. É um tratamento que qualquer osteopata poderá saber fazer, ou este tipo de tratamento é especifico da área de podologia?

Agradeço muito o seu esclarecimento, fez-me entender melhor os meus sintomas e perceber que afinal o que sinto está efectivemente relacionado com a habituação as palmilhas, porque me estava a fazer muita confusão ter estas dores e terem-me dito que não estaria relacionado…

Muito obrigado.
Rita Morgado.

RESPOSTA
Cara Rita

A àrea de RPG é mais do âmbito da fisioterapia. Contudo os nossos terapeutas têm formação em fisoterapia e osteopatia o que complementa muito o tipo de intervenção que é feita. Daí eu dizer-lhe que o ideal é um terapeuta licenciado em fisioterapia e em osteopatia.

Em Portugal já existem algumas pessoas com ambas as formações, como é o caso dos colegas que integram a equipa da nossa clínica. É de facto uma mais valia o tratamento executado por um destes profissionais.

Pé Cavo/Pé Cavum

PERGUNTA

Uma acentuada curvatura da planta do pé pode e deve ser corrigida com uma palmilha dita ortopédica? Tenho 65 anos e julgo que a tal curvatura (o oposto do ‘pé chato’) é que me provoca um anormal cansaço a andar. Poderão elucidar-me sobre o assunto? Agradecimentos antecipados.

Melhores cumprimentos Florival Espírito Santo

 

RESPOSTA

Aparentemente, a descrição que faz da alteração estrutural dos seus pés é denominada de ‘pé cavo’. Existem diferentes formas e diferentes causas para esta patologia, o que faz com que os sinais e sintomas possam variar em função da causa e da idade.

Contudo, os sintomas mais frequentes dizem respeito a dor na planta do pé, perto dos dedos (metatarsalgia), dor nos calcanhares (talalgia), dor e cansaço a nivel dorsal do pé, ou dor a nível do bordo externo do pé, entre outros.

No seu caso e na sua idade já não é possível corrigir, mas pode-se compensar a alteração de forma a eliminar a dor e o cansaço, neutralizando a patologia.

A forma mais correcta e eficaz para tratar a alteração estrutural presente passa pela realização de um exame clínico com avaliação biomecânica em estática e em dinâmica. Para isso, aconselho-o a procurar um podologista que poderá avaliar o seu caso e o aconselhará sobre o tipo de tratamento e calçado a usar.

Em princípio, o tratamento para a sua patologia passará pelo uso de um suporte plantar (palmilha) adequado e personalizado, que se obtém através de um molde do seu pé. Este suporte plantar personalizado deve ser realizado por um podologista.

Dor nos Pés/Alterações Biomecânicas/Insuficiência de Tecido Adiposo

PERGUNTA

Olá Dra. Joana,

Me chamo Greice e tenho 24 anos.

Moro em uma cidade pequena de SC e não existem podologistas por aqui e nem nas cidades vizinhas, somente a mais de 300km, por isso gostaria de lhe fazer algumas perguntas e espero muito que você possa respondê-las.

Não consigo usar sapato de salto. Depois de cerca de 5minutos a planta dos meus pés começam a doer sem parar, quase que fico sem forças para ficar de pé. Então nunca posso usar algo que nos deixa tão femininas, mesmo que às vezes somente.

Outra questão é que a pele do meu pé é muito fina e sensível, por isso tenho que quase sempre usar band-aid (menos com tênis). Tanto nos dedinhos, calcanhar, etc. Outra coisa é que embaixo dos meus pés, na planta (parte do pé que fica abaixo dos dedinhos), a pele é bem mais dura do que nos outros lugares, o que me incomoda um pouco. Será que a pressão que o meu corpo exerce nesse lugar é maior?

Desde já lhe agradeço,

Greice.

 

RESPOSTA

Cara Greice,

Habitualmente, as dores na planta do pé devem-se a problemas biomecânicos que se refletem numa má distribuição de pressões (forças/cargas que chegam ao pé devido ao peso e locomoção do corpo).

Esta má distribuição de pressões tem como causa, na maioria das vezes, alterações estruturais, como o pé plano (‘pé chato’) ou o pé cavo, entre outros.

Neste momento parece-me importante que faça uma avaliação biomecânica a fim de detetar a causa destas dores. Deste modo pode ser aconselhada quanto ao tratamento que deve usar, bem como o tipo de calçado mais adequado para o seu problema.

Quanto à descrição que faz da pele muito fina e sensível, parece estar associada a insuficiência de tecido adiposo.  Esta patologia agrava-se com a idade, uma vez que está relacionada com a perda da gordura natural da pele e de algumas estruturas a ela inerentes. Com o passar dos anos é comum que se percam tecidos que servem de almofada natural da pele e o amortecimento do pé fica comprometido, levando a dores e sintomas como os que refere.

A insuficiência de tecido adiposo pode ser minimizada com tratamentos conservadores e paliativos que proporcionam maior conforto e bem estar aos pés.

O uso de suportes plantares (palmilhas ou ortóteses), executadas por um podologista, mediante a obtenção de um molde dos seus pés é, normalmente, o tratamento indicado para este tipo de problemas.

No que diz respeito à calosidade ou pele mais dura por baixo dos dedos (zona subfalângica ou zona metatarsal), está também relacionada com a má distribuição das pressões plantares e reflete tudo o que foi dito acima.

O uso continuado de suportes plantares (ortóteses ou palmilhas) diminui a formação da calosidade (hiperqueratose) levando ao seu desaparecimento.

O tratamento quiropodológico das calosidades (remoção das calosidades), deve ser feito como coadjuvante do tratamento ortopodológico (palmilhas).

De qualquer modo e dado que não lhe é fácil consultar um podologista, poderá aliviar os seus problemas utilizando calçado menos agressivo para os seus pés, nomeadamente sapatos com saltos de 2 a 3 centímetros e com a frente ampla de forma a que o seu pé se sinta confortável. Desta forma melhorará também a sua postura diminuindo a tendência para o desenvolvimento de calosidades.