1. Um adulto dá em média 4000 a 6000 passos por dia, o que equivale a 5 voltas à terra ao longo da sua vida.
2. Entre 75 e 80% da população adulta tem algum problema nos pés.
3. Todos os anos a população feminina perde 44 milhões de dias de trabalho devido a dores nas costas, causadas pelo uso de saltos altos e sapatos inadequados. Na realidade, as mulheres têm cerca de 4 vezes mais problemas nos pés do que os homens, sendo o uso de saltos altos um dos factores que mais contribui para este problema.
4. Sabia que os nossos pés são a zona do corpo com mais glândulas suduríparas por centímetro quadrado? Os pés possuem 250000 glândulas suduríparas que produzem mais de dois decilitros de suor por dia!
5. 20% da população considera os pés a zona menos atraente do seu corpo.
6. Porque é que as mulheres têm mais problemas nos pés do que os homens?
Um estudo americano chamado ‘Se o sapato lhe servir, use-o’ concluiu que 9 em cada 10 mulheres usam sapatos demasiados pequenos para o tamanho dos seus pés e que acima dos 60 anos 70% das mulheres terão problemas osteoarticulares nos seus pés.
À medida que envelhece, os seus pés tendem a alongar e a alargar, mas poucas mulheres gostam de os medir a partir dos 20 anos.
Os problemas nos pés aparecem maioritariamente, aos 40, 50 e 60 anos, no seguimento de décadas de utilização de sapatos mal dimensionados.
Há autores que referem que devemos usar calçado com comprimento, cerca de 2cm mais do que o nosso pé. Desta forma há mais espaço para os dedos e evitam-se as deformações dos mesmos.
Se a pressão social sobre os aspecto das mulheres e o tipo de sapatos ‘aceitáveis’ mudasse, haveria muito menos problemas nos pés!