Verrugas/Papiloma Vírus
PERGUNTA
Olá Dra. Joana Azevedo,
Dra. Joana tenho 25 anos e tenho uma pequena verruga no meio da digital do meu dedo indicador direito. Desejo retirá-la e gostaria de saber se eu resolver fazer cirurgia, quanto tempo para minha recuperação ou se há outro método para retirar, já que tbm tenho em outros pontos da minha mão mas são cerca de 0,5cm de diâmetro cada.
Obrigado!
RESPOSTA
Caro Luís,
Pelo que percebi as suas verrugas estão localizadas nas mãos. Se assim for é um problema que está fora do âmbito da podologia, já que esta ciência diz respeito ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento do pé.
Contudo as verrugas ou papiloma vírus, podem ser tratadas sem recurso á cirurgia. No pé o tratamento mais usado em podologia é feito com químicos (ácidos tolerados pelo organismo), a crioterapia e o laser também são usados, mas provocam mais dor e limitação no caminhar.
De um modo geral a cirurgia não é o tratamento de eleição no caso de verrugas plantares, contudo consulte um dermatologista se se tratar de verrugas nas mãos e um podologista se se tratar de verrugas nos pés. A diferente localização influencia na escolha do tratamento.
Verrugas / Papiloma Vírus
PERGUNTA
Ana Quental | Queluz
Há cerca de dois meses que me apareceu um calo(?) na planta do pé, bastante doloroso. A minha pedicure diz que no interior do calo tenho um cravo ou verruga e por isso é que me dói bastante. Ela tem queimado a zona afetada mas o certo é que me continua a doere o calo mantém-se. Ela diz também que não devo aplicar nenhum produto para os calos, mas sinceramente o tratamento também não tem dado resultados. O que me aconselha? Obrigada Ana Quental
RESPOSTA
Em primeiro lugar é necessário definir claramente o diagnóstico: ou tem um calo, ou tem uma verruga.
Se estivermos na presença de uma calo, o tratamento é bem diferente do que se realiza na presença de uma verruga.
Um calo é um excesso de queratinização da pele que se localiza em zonas de pressão e/ou fricção. Uma verruga é um vírus e, por isso, é contagiosa. Quanto mais tempo deixar evoluir a situação, maior é a probabilidade de contagiar outras pessoas ou de sofrer autocontágio provocando novas lesões.
Qualquer uma destas alterações requer os cuidados especializados de um podologista. Aconselho-a assim a procurar rapidamente um podologista, que lhe fará o correto diagnóstico da lesão e lhe indicará o melhor tratamento e cuidados que deve seguir.
Verrugas / Papiloma Vírus
PERGUNTA
Ana Sofia Bicho Antunes | Covilhã
Tenho 24 anos, e há cerca de um mês que me apareceu uma verruga no pé na parte inferior(sola do pé),com cerca de um centímetro de diâmetro. Gostava de saber qual o produto que poderei aplicar na verruga sem ter de recorrer a uma intervenção cirúrgica. Obrigado
RESPOSTA
Se se tratar de facto de uma verruga, o tratamento podológico aconselhado é extremamente eficaz e não deixa lesões na pele, que volta assim a adquirir o seu aspeto natural.
Alerto-a para o facto de que uma verruga é um vírus e, por isso, é contagiosa. Quanto mais tempo deixar evoluir a situação, maior é a probabilidade de contagiar outras pessoas ou de sofrer autocontágio provocando novas lesões.
Nem a cirurgia, nem o auto-tratamento são eficazes ou aconselháveis. Consulte por isso um podologista o mais depressa possível de modo a receber o tratamento e cuidados adequados.